segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

TAROLOG 2014 - EU FUI!!!

Escrito por Carolina d’Oguian
Página do evento: www.tarolog.com.br


TAROLOG
Workshop voltado para o atendimento oracular online
2ª Edição – Novembro/2014

                            Estou vivendo uma ressaca!!! Porém, não é qualquer ressaca – muito menos alcoólica. A ressaca que eu estou vivendo é pós-TAROLOG, o único evento voltado para o atendimento oracular online. Uma ressaca de conhecimento, de aprendizado, de alegrias e de muitos abraços. Quando fiz meu artigo falando sobre as promessas do TAROLOG desse ano, começava com: “Não existe uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão”. Contudo, o evento superou a si mesmo e foi, definitivamente, melhor que a primeira edição!
                            O clima estava diferente. Ano passado, a edição foi escorpiana e neste ano, a edição foi sagitariana. Muitos problemas foram ultrapassados e a flecha da verdade foi disparada, trazendo conhecimento e elevação para todos. O autoconhecimento foi um tema amplamente abordado, fazendo com que os oraculistas discutissem sobre sua própria capacitação profissional, não só por cursos e aprendizados de metodologias, mas por conhecimento da origem do tarô e do melhor entendimento sobre cada indivíduo, começando por si mesmos.
                            De fato, os palestrantes foram um espetáculo à parte. Entretanto, chamo a atenção àqueles que foram para assistir e participar, pois foram responsáveis por uma energia imensa de carinho que pairou por todo o evento. Assumo que eu estava muito sensível, mas não pude deixar de notar em como as pessoas estavam muito mais dispostas a se abraçarem, não só aquelas que já se conhecem e se encontram por mais vezes, mas também aquelas que levaram um ano só conversando pela internet e tiveram a oportunidade de se conhecerem pessoalmente. E, é claro, os palestrantes estavam nessa sintonia também.

- Sobre os expositores
1 - AmorPróprio.Net  /  2 - Atelier Nivia Pegion  /  3 - Editora Alfabeto
                            Nesta edição de 2014, tivemos três expositores que nos proporcionaram momentos específicos de alegrias – só quem estava lá sabe! O que eu posso publicar por aqui é o material que disponibilizaram para o nosso ofício: Atelier Nivia Pegion com seus tabuleiros, cases para baralhos, agendas e outros mimos artesanais de qualidade; Editora Alfabeto com seu acervo de livros e oráculos; AmorPróprio.net com sua infinidade de baralhos importados para agradar a todos os gostos e colecionadores. Os oraculistas ficaram doidos por todos terem máquina de cartão de crédito, agradecendo imensamente à facilidade da aquisição.
EntreMundos Tarot - Katharina Dupont
                            Uma surpresa que tivemos este ano foi a exposição dos quadros do Entremundos Tarot, projeto de autoria da taróloga e artista plástica Katharina Dupont. Cada quadro representa uma lâmina do tarô, cuja concepção é muito pessoal e profunda pelas vivências da artista. Assim, cada tela possui uma história própria e cheia de significados. Todos nós estamos ansiosos pela sua conclusão e futura publicação.
                            Também rolou sorteio de produtos dos expositores entre público que compareceu, inclusive com produtos da COPAG gentilmente cedidos através do cartomante e tarólogo Emanuel J. Santos. Todos saíram ganhando!

- Sobre os palestrantes
1- Glória Benjamin / 2- Marcelo Bueno / 3- Roberto Caldeira
4- Carlos Karan / 5- Giordano Berti
                            Como disse anteriormente, os palestrantes deram um espetáculo! No primeiro dia, fizemos uma viagem bastante promissora: começamos em nossos quartos de pijamas e a dificuldade em começar o dia esquecendo a nossa cama; passamos pela Pérsia das “Mil e Uma Noites”, com incenso, música árabe e um digno sheik para nenhuma Sherazade botar defeito; viajamos até a Itália para entender a origem do Tarô.
6- Alexsander Lepletier / 7- David Eastman / 8- Jaime Hales
9- Giancarlo Kind Schmid / 10 - Adjarbas de Oliveira / 11- Rose Ragazzon
12- Priya Drsti / 13-Margarida Bon de Sousa
                            No segundo dia do evento, a viagem foi sobre o nosso interior, salientando outro ponto de vista sobre aquilo nos rodeia através de cálculos e técnicas para monitorarmos nosso momento, olhar com outros olhos as cartas que avisam sobre maus presságios, além da viagem pelo nosso arcano pessoal.
                            Tivemos debates acalorados sobre nossa profissão, conhecemos métodos que nos garante um novo olhar sobre o futuro, aprendemos que “tabuleiro” não é só a baiana quem tem, e ainda fomos esclarecidos na ferramenta de propaganda mais adequada para o nosso meio.

                            Nossos “santos de casa” são feras naquilo que fazem e suas palestras foram extremamente proveitosas em vários quesitos. Porém dois convidados internacionais tornaram-se destaque, não só pelo seus temas, mas em como se apresentaram.
                            Giordano Berti (Itália), um dos melhores eruditos da história do Tarô, nos apresentou as pesquisas sobre a origem desta ferramenta tão utilizada por nós, remetendo-nos à época em que fora criado um dos tarôs mais antigos que se tem registro na Itália. Giordano se mostrou o tempo todo empolgado com tanta receptividade, além de sorrisos e muito carisma.
                            Jaime Hales (Chile), tarólogo, astrólogo e terapeuta holístico, nos encantou com sua história de vida. Advogado de Direitos Humanos por 30 anos, atuou durante a ditadura em seu país defendendo seu irmão e outros companheiros, e chegou a ser preso por três vezes em sua atuação. Sua maneira de falar sobre os arcanos do tarô foi muito singela, e sua presença de palco foi marcante.
Giordano Berti / Jaime Hales
                            Ambos convidados demonstraram uma simplicidade nada igual, estando sempre próximos de todos, sempre com sorrisos largos e dispostos a abraços. E como houve abraços!!!

- Sobre a organização
                            Neste ano, a organização do evento ficou com o site FADAS DO BEM, encabeçada por sua sócia-administradora LAYA GOMES (taróloga e astróloga), com o auxílio do tarólogo e profissional do Marketing MARCELO BUENO.
                            Se no início eu disse que não existe uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão, chegando até aqui posso dizer: isso é mentira!!! Esta segunda edição do TAROLOG superou expectativas, ultrapassou fronteiras e cumpriu muito mais do que fora prometido: transcendeu! Quem deixou de ir na primeira edição e foi nesta segunda, ficou maravilhado com tudo o que aconteceu e não se arrependeu. Só existem lamentações de quem não foi a nenhuma edição e só está acompanhando o que aconteceu através das postagens e fotos. E posso repetir: houve muito carinho, muitos amigos se encontrando, pessoas com pensamentos positivos para que se tornasse o melhor evento do ano!

                            Se ano passado fomos paparicados, este ano o paparico continuou: uma linda camisa com um Louco e seu parceiro canino em um avião; um odorizador para limpeza de ambientes de Florais Akasha; semente de ipê amarelo; lanchinho que acabou sendo a refeição de muitas pessoas tanto no sábado quanto no domingo. Uma atenção especial às embalagens feitas de material reciclado, mostrando que o evento é preocupado com a sustentabilidade. O trabalho de arte foi ímpar, desde a imagem de conceito do evento até o produto final. E foram tantos detalhes que fica difícil elencar. Entretanto posso destacar sobre as “Princesas de Copas”, meninas lindas que se vestiram a caráter como “assistentes de palco”.
                            Mais um ponto para a organização do TAROLOG foi quanto à orientação da postura dos tradutores. Michele Serinolli traduziu Giordano Berti e Katharina Dupont foi a tradutora de Jaime Hales. Ambas fizeram seu trabalho de transmitir a melhor compreensão do que seus palestrantes falavam simultaneamente no cantinho destinado a elas, deixando que Giordano e Jaime fossem os verdadeiros destaques e donos de suas palestras e de suas palavras. As palmas do público em pé ao Giordano e ao Jaime foram um reconhecimento digno a eles, verdadeiros mestres naquilo que fazem.

- Sobre o público

O TAROLOG não acontece se não tiver público. E nesta edição, aqueles que acreditaram e investiram seu tempo em passar um final de semana neste evento, não se arrependeram de forma alguma!  O encontro de profissionais de várias partes do país foi de uma emoção única, com muito carinho, abraços, beijos e promessas de que precisamos nos ver mais vezes. Olhar nos olhos de pessoas que estamos convivendo há pelo menos um ano através do grupo no facebook, fez com que muitos interagissem em um clima de amizade e grande confraternização.
Como eu disse anteriormente, além de eu receber abraços de pessoas que já tenho amizade, ainda tive gratas surpresas em abraçar pessoas com quem pouco converso e de ganhar colo, pois eu estava muito sensível nestes dias. Até agradeço a esta sensibilidade por ter me deixado mais aberta a abraçar e trocar energia, com o intuito de saudar o D’us interior de cada um. E eu vi que todos estavam na mesma sintonia, pois eram tantos sorrisos e demonstrações de afeto mútuo entre as pessoas que esse evento deixará muita saudade.

Parabenizo a todos que participaram do evento e que ajudaram a transformá-lo em um espetáculo em todos os sentidos! Façam suas economias, venham de qualquer parte do país até São Paulo para participarem do TAROLOG que ocorre sempre no mês de novembro! E ficam aqui os meus votos de vida longa ao TAROLOG!


E tem mais TAROLOG vindo aí!

Carolina D’Oguian
1- Com Katharina Dupont / 2 - Com Lucia Sind'Oyá / 3 - Com Laya Gomes
4 - Com Emanuel J. Santos / 5 - Com Michele Araújo


* Agradecimento especial à Laya Gomes, a qual acreditou desde o início neste projeto e incentiva toda a classe ao aprimoramento profissional e pessoal.
* Agradecimentos à cessão de imagens: Tarolog Brasil, Carlos Karan e Régia Prado.
* As imagens utilizadas foram tiradas durante o evento, com o aval de seus proprietários. Estas mesmas imagens encontram-se no perfil do facebook do Tarolog Brasil, em modo público, onde qualquer um poderá ter acesso. Aqueles que se sentirem lesados quanto à utilização de imagem, favor entrar em contato para resolução.







Nenhum comentário:

Postar um comentário